fbpx
  • Sem categoria

    As e-bikes vieram para ficar?

    Muitas vezes, quando aparece algo de novo e que foge muito àquilo a que estamos habituados, a nossa primeira reação é criticar, dizer que não faz sentido ou mesmo que não vai vingar. Aconteceu com a roda 29’’ no BTT, está a acontecer com os travões de disco na estrada. O mesmo se está a passar com as e-bikes (bicicletas com assistência elétrica).  Amigos, à semelhança da roda 29” no BTT, e dos travões de disco na estrada, as e-bikes vieram para ficar!“Isso não é uma bicicleta!”, “As e-bikes são só para os velhos”, “Isso é batota!”, “Assim não treinas!”, etc… etc … Confesso que mesmo eu, há pouco mais…

  • Sem categoria

    Watts para totós

    Nestes últimos anos muito se tem falado de watts e quantos watts “vale” determinado ciclista. Fazem-se comparações entre ciclistas com base em números. Mas a maioria não sabe o que significam estes números. Neste texto tentarei explicar, com uma linguagem o mais acessível possível, o que é isto de watts no ciclismo e para que serve. O que são Watts A performance física de um ciclista pode traduzir-se de forma simplificada pela seguinte fórmula: Rendimento físico =watts/kg x tempo, ou seja, watts (potência) por quilo de peso corporal que um ciclista produz (ou aguenta) em determinado período de tempo. Por sua vez watts =força(torque) x cadência (de pedalada), ou seja,…

  • Sem categoria

    BTT semi-rígida ou suspensão total?

    A resposta a esta questão não é assim tão simples. Dependerá do atleta, do objectivo e também das bicicletas que estamos a falar. Por esta razão é que existe as duas opções no mercado.Tive a minha primeira BTT há 23 anos, em 1993. Uma CATS de alumínio rígida. Foi nessa altura que começaram a aparecer as primeiras FS. Gary Fisher RS-1, Proflex,… Mas a sua eficiência estava muito longe de ser aceitável. Só 13 anos mais tarde, em 2006 é que apostei numa suspensão total. Um Trek Fuel, de alumínio, com cerca de 14,5kg. Pesada demais para ser competitiva, mas já com uma eficácia e conforto mais que suficientes para…

Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram